O Hospital das Clínicas de Bauru integra o Sistema Único de Saúde (SUS) e tem atuação direcionada à prestação de assistência hospitalar e ambulatorial nas diversas áreas clínicas, visando à promoção, ao tratamento e à reabilitação da saúde da população, bem como serve de campo de formação e treinamento dos estudantes de graduação e pós-graduação do campus USP Bauru.

Fachada do HC Bauru. Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Subordinado à Coordenadoria de Serviços de Saúde (CSS) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o HC Bauru é uma unidade hospitalar estadual, com atividades de assistência à saúde e administrativas sob gestão da FAEPA, e atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e inovação científica e tecnológica na área da saúde gerenciadas pela Universidade de São Paulo.

O modelo assistencial clínico do Hospital das Clínicas de Bauru prevê a ampliação da oferta de leitos para assistência de média complexidade e a otimização dos leitos de referência terciária.

Nesse contexto, o HC Bauru é exclusivo aos usuários do SUS e recebe pacientes com descompensação clínica dos municípios do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS 6) do Estado de São Paulo, encaminhados pelas unidades solicitantes conforme definição da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS).

São atendidos pacientes com doenças e quadros como: insuficiência cardíaca descompensada, pneumonia, asma exacerbada, trombose venosa profunda/embolia pulmonar, doença pulmonar obstrutiva crônica exacerbada, cirrose hepática descompensada, diabetes descompensada, infecção do trato urinário, alteração de função renal ou distúrbios hidroeletrolíticos, dengue, infecção por Coronavírus/Influenza, celulite/erisipela, acidentes por animais peçonhentos, delirium superposto ou não a síndrome demencial prévia, pacientes em cuidados paliativos já definidos previamente ou com quadro clínico que necessite tal definição, entre outros.

Um dos principais objetivos das internações no HC Bauru é a compensação clínica de pacientes de média complexidade em diversas áreas, incluindo Clínica Médica e Terapia Intensiva. Esses pacientes são provenientes das Unidades de Pronto Atendimento do DRS 6 e de hospitais de diferentes níveis de complexidade, especialmente da Rede de Urgência e Emergência (RUE), que serve como porta de entrada para o sistema de saúde.

Atendimento multiprofissional integrado
O projeto assistencial do Hospital das Clínicas de Bauru contempla o atendimento por equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, biologistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. Na área médica, atuam no HC Bauru especialistas em Cardiologia, Endocrinologia, Geriatria, Infectologia, Nefrologia e Pneumologia, em serviços de retaguarda em clínica cirúrgica para pacientes internados nas áreas de Cirurgia do Aparelho Digestivo, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Vascular e Urologia.

A atuação ocorre na perspectiva de um olhar integrado e plural do atendimento e atenção multiprofissional de acordo com a demanda e o perfil assistencial dos pacientes.

Rotina na UTI Adulto do HC Bauru. Foto: Tiago Rodella/USP

Todos os locais assistenciais do HC Bauru, incluindo enfermarias e UTI, contam com a atuação de uma equipe multiprofissional adequada ao perfil assistencial, que colabora para a construção do plano terapêutico multiprofissional e integrado de cada paciente. As ferramentas utilizadas nos atendimentos e na construção deste plano são os atendimentos individuais, discussão de caso clínico, participação nas Reuniões Rápidas de Segurança (Safety  Huddle) e realização de visitas multiprofissionais, que ocorrem nas enfermarias clínicas e UTI.

Anomalias Craniofaciais e Saúde Auditiva
A partir de 1/2/2023, o Hospital das Clínicas de Bauru incorporou as atribuições de assistência à saúde do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP), preservando todos os atendimentos e linhas de cuidado, nas áreas de anomalias craniofaciais e saúde auditiva.

Na área das anomalias craniofaciais, o HC Bauru proporciona assistência desde a descoberta da fissura labiopalatina – abertura na região do lábio e/ou palato que incide em uma a cada 650 crianças nascidas –, ainda na gestação, com programa de acolhimento e orientação às famílias. O processo de reabilitação e os cuidados podem ser necessários até o término do crescimento e idade adulta. No decorrer do tratamento, destacam-se as cirurgias plásticas (para reparação do lábio e palato) e bucomaxilofaciais (para correção do defeito ósseo alveolar e de discrepâncias maxilomandibulares); diagnóstico com equipe de genética; além de intervenções e acompanhamento médico, odontológico, fonoaudiológico e com demais áreas de apoio, para correções relacionadas ao comprometimento do crescimento craniofacial e a distúrbios da dentição, fala e audição, propiciando, assim, uma completa reabilitação (estética, funcional e psicossocial). Uma equipe especializada de Cirurgia Craniofacial também oferece suporte a casos mais complexos, acometidos por outras malformações e síndromes.

Médicos realizam cirurgia craniofacial no Hospital. Foto: Denise Guimarães/USP

Já na área da saúde auditiva, conforme a perda auditiva e as respectivas indicações, são oferecidos: implante coclear (dispositivo eletrônico inserido cirurgicamente para estimulação direta do nervo auditivo); outras próteses auditivas implantáveis (indicadas a pacientes com otites crônicas ou malformação de orelha, por exemplo); aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) e de sistema de frequência modulada pessoal (Sistema FM); banda elástica com processador de áudio (softband); acompanhamento e reabilitação auditiva para todos esses dispositivos; tratamento otorrinolaringológico; além de programa de suporte fonoaudiológico e pedagógico para aquisição e desenvolvimento da linguagem oral e da Língua Portuguesa escrita.

Residente realiza testes com Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) em paciente na Divisão de Saúde Auditiva. Foto: Tiago Rodella/USP

Centro de Radiologia e Imagens Biomédicas (CRIB)
O Hospital das Clínicas de Bauru também conta com o Centro de Radiologia e Imagens Biomédicas (CRIB), aberto em 18/9/2023 para a rede de saúde de Bauru e região com a oferta de exames de ultrassom. Inicialmente, o CRIB atende as especialidades de clínica médica, ortopedia, cardiologia e de saúde da mulher, oferecendo exames da região do pescoço, abdome, mama e ultrassom transvaginal, além de exames mais especializados, como o ecocardiograma, ultrassom do sistema musculoesquelético e ultrassom Doppler de carótidas.

Médico realiza ultrassom no Centro de Radiologia e Imagens Biomédicas. Foto: Tiago Rodella/USP

Entretanto, o Centro de Radiologia e Imagens Biomédicas do HC Bauru será completo e atenderá toda a população dos municípios do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6), crianças e adultos. Oferecerá desde os exames mais simples até os mais complexos, contemplando as diferentes especialidades médicas e todas as modalidades de exame radiológico, como raio-x, mamografia, ultrassom, densitometria óssea, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O projeto prevê até mesmo exames como angiotomografia de artérias coronárias e ressonância magnética cardíaca, além da parte de radiologia intervencionista, com biópsias e outros procedimentos.

Hospital-escola
Além dos serviços de assistência à saúde da população, o Hospital das Clínicas de Bauru também serve de campo para o ensino e treinamento dos cursos de graduação e pós-graduação da USP Bauru, possibilitando aos estudantes e residentes vivenciar a rotina de cuidado e atendimento em diversas especialidades da medicina e demais áreas da saúde.

Especializanda em atuação no Laboratório de Radiologia da Divisão de Odontologia. Foto: Tiago Rodella/USP

O HC Bauru recebe internos do 5º e 6º ano do Curso de Medicina para estágios curriculares, que atendem com supervisão de preceptores e docentes nas áreas de clínica médica, cirurgia, pediatria, medicina intensiva e urgências. Alunos do 1º ao 4º ano também realizam estágios de treinamento no Hospital, como semiologia médica. Fazem estágios curriculares e optativos ainda os estudantes de Odontologia e Fonoaudiologia.

Também são desenvolvidas no HC Bauru pesquisas e atividades de alunos de mestrado, doutorado, pós-doutorado, residências médicas e multiprofissionais, especializações, práticas profissionalizantes e atualização.