Programação contou com aferição de pressão arterial, distribuição de panfletos e palestras sobre saúde dos rins, além de ações com fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas

Na manhã de 14/3, Dia Mundial do Rim, o Hospital das Clínicas de Bauru realizou ações de conscientização sobre a saúde dos rins, com a participação de estudantes do Curso de Medicina da USP Bauru.

Alunos de Medicina fizeram aferição de pressão arterial, entregaram folhetos e deram orientações aos pacientes ambulatoriais, acompanhantes e funcionários na Recepção do HC Bauru. No mesmo local, também foram realizadas ações com fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas.

Também foram ministradas palestras na Sala de Treinamento, no segundo andar da Unidade Clínicas, voltadas aos alunos e profissionais do Hospital e do campus USP Bauru.

     

A primeira palestra, “Saúde do rim”, foi ministrada pela médica nefrologista Nayanne Barnese. Em seguida, a médica clínica geral Vanessa Addad abordou o tema “Triagem de alterações de função renal. Que exames devo usar?”.

As ações foram promovidas pela Equipe de Nefrologia do HC Bauru, com o apoio da Diretoria e de toda a equipe multiprofissional, e integraram a campanha do Dia Mundial do Rim, coordenada nacionalmente pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

   

Veja mais fotos em https://photos.app.goo.gl/eLAmG8Up8axzgy9J7.

Saúde dos rins
A Doença Renal Crônica (DRC) se caracteriza pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 10% da população brasileira tem algum tipo de doença nos rins. Por não apresentar sintomas nos estágios iniciais, é fundamental conhecer as causas e os exames que podem detectar a DRC.

“A Doença Renal Crônica costuma ser assintomática, já que a perda do funcionamento dos rins normalmente demora de meses a anos para ocorrer. Os primeiros sinais e sintomas incluem mal-estar, fadiga, falta de ar, perda de peso e de apetite, náuseas, vômitos e coceira pelo corpo”, explica a médica nefrologista Priscila Caminha Haendchen, responsável técnica da Enfermaria de Clínica Médica do HC Bauru.

Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia, os principais grupos e fatores de risco para a Doença Renal Crônica são: hipertensão arterial, diabetes, doença dos rins ou do coração, uso frequente de anti-inflamatório, idosos, histórico da doença na família, obesidade e tabagismo.

“A prevenção das doenças renais crônicas está diretamente relacionada ao estilo e condições de vida. Tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais formas de prevenir doenças renais”, destaca a nefrologista.

Os exames para o diagnóstico da Doença Renal Crônica são a dosagem de creatinina no sangue e exame de urina. “O intuito da campanha é orientar a população a procurar as Unidades Básicas de Saúde e realizar o exame regularmente, de forma preventiva, principalmente os pacientes do grupo de risco. A dosagem de creatinina e o exame de urina, preferencialmente, devem ser realizados anualmente nos grupos de risco”, ressalta Priscila.

O foco da campanha do Dia Mundial do Rim 2024 é reforçar a importância do diagnóstico e acesso ao tratamento da Doença Renal Crônica. A DRC pode ser prevenida e, quando diagnosticada de forma precoce, pode ser controlada.

Serviço
O Hospital das Clínicas de Bauru abriu, no início deste mês de março de 2024, o Ambulatório de Nefrologia, que está em expansão.

Além disso, desde 2022, o HC Bauru acompanha pacientes com doenças renais internados tanto na UTI quanto na Enfermaria, incluindo aqueles que necessitam de hemodiálise.

“Hoje contamos com 8 médicos nefrologistas e 4 máquinas de hemodiálise no serviço”, informa a médica Priscila Haendchen.

Os atendimentos no HC Bauru são 100% via Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes não fazem o agendamento diretamente. O Hospital recebe os pacientes da rede pública de saúde encaminhados via Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS) do Estado.

(Com informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia. Fotos: Equipe HC Bauru)