Sistema de combate a incêndio do Hospital prevê ainda a conclusão da sala de monitoramento por câmera e do plano de emergência
O Hospital das Clínicas de Bauru promoveu, no período de 5 a 20 de setembro, treinamento para os 160 membros que compõem a Brigada de Incêndio da instituição, englobando colaboradores Faepa, USP e da empresa terceirizada de vigilância.
Com duração de quatro horas, o treinamento foi realizado por empresa especializada com registro no Corpo de Bombeiros e contou com 12 turmas, com atividades teóricas e práticas de nível básico, desenvolvidas nos períodos da manhã, tarde e noite.
“O objetivo deste treinamento foi capacitar os trabalhadores no uso de equipamentos de combate a incêndio. O conteúdo de aprendizagem incluiu tópicos como princípios da teoria do fogo; métodos ativos de extinção do fogo, tais como a utilização de extintores de pó químico seco, de água e de gás carbônico e a utilização de hidrantes; e também métodos passivos de controle do fogo, como portas corta-fogo, alarmes, câmaras de refúgio e compartimentação”, explica o engenheiro de segurança do trabalho do HC Bauru, Marcos Rogério Palma.
Ainda de acordo com o engenheiro, o treinamento teve duas vertentes, que se complementam. Uma prevencionista, visando garantir a segurança das pessoas e da estrutura física durante uma eventual ocorrência, e outra legalista, abordando aspectos do Decreto Estadual Nº 63.911/2018 (que institui o regulamento de segurança contra incêndios das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo) e da Instrução Técnica Nº 17/2019 do Corpo de Bombeiros (que estabelece as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento e atualização da Brigada de Incêndio).
“O que mais nos impressionou foi a participação, a satisfação e o interesse pelo tema pelos colaboradores das mais diversas áreas do Hospital. Acreditamos que o objetivo foi plenamente alcançado e certamente demos um passo importante na prevenção e combate a ocorrências envolvendo princípios de incêndio. Mas é importante salientar que se trata de um trabalho contínuo de formação e conscientização de nossos profissionais”, destaca Marcos.
Sistema de combate a incêndio
A Brigada de Incêndio tem como função principal atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, até a chegada do socorro especializado, podendo também auxiliar o Corpo de Bombeiros.
Segundo o engenheiro de segurança do trabalho, a Brigada de Incêndio do HC Bauru – ligada ao Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) – está em fase final de implementação.
“Neste momento, estamos preparando o treinamento de nível intermediário e temos total apoio da Diretoria. A Brigada é uma das medidas que integram o sistema de combate a incêndio, que prevê ainda a conclusão da sala de monitoramento por câmera e do plano de emergência do Hospital”, conclui Marcos.
Veja o álbum de fotos do treinamento no link a seguir: https://photos.app.goo.gl/pPgdRnRz1YVHihEm8.
(Fotos: SESMT/HC Bauru)