Cerimônia ocorreu no dia 2/2 e contou com a participação de representantes do Coren-SP e de diretores do HC Bauru; mandato será de três anos, de 2/2/2024 a 1/2/2027
Foram empossados, na manhã do dia 2/2, os membros efetivos e suplentes da Comissão de Ética de Enfermagem do Hospital das Clínicas de Bauru. A cerimônia de posse contou com a participação de representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e da Diretoria do Hospital.
A gerente de Enfermagem do HC Bauru, Sheila Maria Salles Quinhone Sacco, parabenizou os membros eleitos e ressaltou que a Comissão de Ética “representa um valor enorme para a instituição e, por isso, seus integrantes deverão trabalhar com seriedade, sabedoria e justiça, contribuindo para a qualidade da assistência de Enfermagem”.
Para a médica Maria Fernanda Braggion Santos, diretora de Atenção à Saúde do HC Bauru, a formação da Comissão de Ética de Enfermagem também representa um grande avanço. “Queremos dar a melhor assistência aos nossos pacientes, e isso envolve a questão ética em todas as nossas atitudes. O trabalho da equipe de Enfermagem é extremamente importante e esperamos que seja feito com toda a dedicação e com o maior compromisso possível”, afirmou.
Já Luciane Patrícia Danelon, diretora de Apoio Técnico Administrativo do HC Bauru, destacou que “ver vocês aqui participando, formando esta comissão que é tão importante para a consolidação do trabalho do hospital, de forma a garantir a segurança tanto para vocês profissionais, quanto para os nossos pacientes, é algo muito gratificante. Mostra como estamos evoluindo”.
“A nossa Diretoria apoia muito processos de desenvolvimento, de melhoria. Queremos que toda a equipe esteja engajada, sempre buscando as melhores técnicas, para o melhor atendimento e melhor estruturação do serviço. E queremos estar juntos fortalecendo essa equipe. Hoje estamos com mais de 300 profissionais só de Enfermagem, um número bastante representativo em relação a todo o corpo profissional aqui”, acrescentou Luciane.
Representando o presidente do Coren-SP, Sérgio Aparecido Cleto, a técnica de enfermagem e conselheira Sueli Aparecida Oliveira Coelho salientou que “é uma honra estar aqui fazendo esta posse. Parabenizo a todos por este momento único. Não pensem que a Comissão de Ética é para julgar, é para melhorar”.
Também representando o Coren-SP, a enfermeira Marcia Brito, conselheira e coordenadora das Comissões de Ética, pontuou: “quanta honra estamos aqui representando o nosso conselho de classe, prestigiando a instituição, com a primeira Comissão de Ética, que é algo extremamente importante para agregar na assistência, na qualidade e na proteção para os nossos clientes, e, é claro, a parceria com os nossos pares, nossos colegas de trabalho”.
Na sequência, Marcia fez uma apresentação em que abordou os conceitos de ética e de ética profissional, o Código de Ética da Enfermagem Brasileira, além das resoluções e documentos que normatizam a atuação das Comissões de Ética de Enfermagem. Assinalou ainda que a atuação das Comissões de Ética tem caráter educativo, consultivo, conciliador, de orientação, vigilância, avaliação e encaminhamento.
A Comissão
Presidida pela enfermeira Juliana Gonçalves Vitório (foto abaixo), a Comissão de Ética de Enfermagem do HC Bauru é composta por enfermeiros e técnicos de enfermagem, sendo 11 membros efetivos e 11 suplentes, com mandato de três anos, de 2/2/2024 a 1/2/2027. O certificado do Coren-SP com a relação dos integrantes pode ser visto neste link.
Álbum de fotos
Para ver o álbum de fotos da cerimônia, acesse este link.
(Fotos: Tiago Rodella/Comunicação HC Bauru)